Dicas para Word

Microsoft Word

O Microsoft Word é o editor de textos padrão do pacote Office. Por meio dele, é possível criar e formatar textos de acordo com padrões previamente definidos pelo usuário, elaborar artigos, apostilas, adicionar imagens, obter a correção ortográfica do conteúdo entre outras funcionalidades.

A cada nova versão do Office, são adicionadas novas funcionalidades ao editor e, consequentemente, são percebidas mudanças na sua interface.

A barra de menus, a guia “Página Inicial”, é o principal ponto de acesso a outras funcionalidades do editor, pois nela é possível alterar facilmente o tipo e tamanho da fonte do texto e editar a formatação em que o conteúdo ficará disposto.

No topo da barra de menu estão disponíveis em guias mais recursos:

– Na guia “Arquivo” é exibido o menu referente à edição do documento, assim como opções de salvar, abrir um novo arquivo, enviar para impressora, enviar por e-mail, proteção, gerenciamento de permissões e compartilhamento;

– Na guia “Inserir” é possível adicionar quebra de página, tabelas, imagens, gráficos, links para conteúdo na internet e outros;

– Na guia “Layout da página” são feitos os ajustes da disposição do texto, orientação, margem, recuo e espaçamento de parágrafos;

– Na guia “Referências” estão presentes recursos essenciais para a produção de texto em que seja necessário adicionar elementos como: sumário, notas de rodapé, citações e bibliografia, legendas, índices e índice de autoridade;

– Em “Correspondência” estão disponíveis recursos para o envio de Mala Direta e integração com o Outlook (cliente de e-mail);

– Na guia “Revisão” estão disponíveis os recursos de ortográfica e gramática, dicionário de sinônimos, controle de alterações, comparação entre documentos, tradução e dispositivo de segurança;

– Na guia “Exibição” é possível configurar o layout de impressão, modo de exibição da página, estrutura da página, exibir e gravar macros.

Dominar as teclas de atalho do Word, além de aumentar a produtividade, também pode garantir o acerto em algumas questões nas provas. O ideal é procurar memorizar o máximo de teclas de atalho possível e procurar usá-las ao máximo.

Para identificar a tecla de atalho de cada funcionalidade, uma dica é passar o cursor do mouse sobre o ícone. O programa exibe uma janela de diálogo com uma breve explicação sobre a funcionalidade, o seu nome e a combinação de teclas apropriada. Para obter mais detalhes na ajuda do Office, basta clicar em F1. No site da Microsoft, está disponível em português a relação completa das teclas de atalho para o Office.

- Localizando e usando atalhos de teclado

Para atalhos de teclado que consistem no pressionamento simultâneo de duas teclas ou mais, as teclas são separadas por um sinal de mais (+) na Ajuda do Microsoft Word 2010. Para atalhos de teclado que consistem no pressionamento de uma única tecla seguido de outra, as teclas são separadas por uma vírgula (,).
Usar o teclado para expandir seções

Para expandir todas as seções do artigo, pressione TAB até que Mostrar tudo seja selecionado e pressione ENTER. Pressione ENTER novamente para recolher todas as seções.
Para expandir somente uma seção do artigo, pressione TAB até que o título da seção e o sinal de adição sejam selecionados e pressione ENTER. Pressione ENTER novamente para recolher a seção.

Importante Antes de começar a pesquisar, pressione TAB até que Mostrar Tudo seja selecionado e pressione ENTER.

Pressione CTRL+F.

A caixa de diálogo Pesquisar será aberta, com o cursor pronto para você digitar.

Digite o texto de pesquisa na caixa.
Pressione ENTER.

- Para Pressione Obter Ajuda ou visitar o Microsoft Office.com. F1

- Mover texto ou elementos gráficos. F2
- Repetir a última ação. F4
- Escolher o comando Ir para (guia Página Inicial). F5
- Ir para o próximo painel ou quadro. F6
- Escolher o comando Ortografia (guia Revisão). F7
- Estender uma seleção. F8
- Atualizar os campos selecionados. F9
- Mostrar Dicas de Teclas. F10
- Ir para o próximo campo. F11
- Escolher o comando Salvar como. F12

- Referência rápida do Microsoft Word

Ocultar Tarefas comuns no Microsoft Word

Para Pressione
Criar um espaço incondicional. CTRL+SHIFT+BARRA DE ESPAÇOS
Criar um hífen incondicional. CTRL+SHIFT+HÍFEN
Formatar as letras com negrito. CTRL+SHIFT+N
Formatar as letras com itálico. CTRL+I
Formatar as letras com sublinhado. CTRL+S
Diminuir o tamanho da fonte em um valor. CTRL+SHIFT+<
Aumentar o tamanho da fonte em um valor. CTRL+SHIFT+>
Diminuir o tamanho da fonte em 1 ponto. CTRL+[
Aumentar o tamanho da fonte em 1 ponto. CTRL+]
Remover a formatação do parágrafo ou do caractere. CTRL+BARRA DE ESPAÇOS
Copiar o texto ou objeto selecionado. CTRL+C
Recortar o texto ou objeto selecionado. CTRL+X
Colar um texto ou objeto. CTRL+V
Colar especial. CTRL+ALT+V
Colar somente formatação. CTRL+SHIFT+V
Desfazer a última ação. CTRL+Z
Refazer a última ação. CTRL+R
Abrir a caixa de diálogo Contar Palavras. CTRL+SHIFT+G